
Introdução
Apesar de parecer simples, o uso da vírgula é um elemento da escrita em que muitos tropeçam. E uma vírgula mal colocada, ou a falta dela, pode prejudicar completamente a clareza de um texto, tornando-o ambíguo e obscuro.
Para começar, é imprescindível acabar com a lenda de que o uso da vírgula está relacionado à respiração. Esqueça isso! Se assim fosse, cada um iria usar a vírgula de um jeito, concorda?
Na verdade, o emprego da vírgula depende da estrutura sintática da oração. Você não sabe nada de sintaxe ou esqueceu tudo o que o professor de Português falou naquelas aulas que pareciam enfadonhas? Sim? Então, vamos dar uma pequena revisada.
Apesar de parecer simples, o uso da vírgula é um elemento da escrita em que muitos tropeçam. E uma vírgula mal colocada, ou a falta dela, pode prejudicar completamente a clareza e a coerencia de um texto.
Funções da vírgula
A vírgula, do mesmo modo que os demais sinais de pontuação, exerce três funções básicas:
- Marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; (A lenda que relaciona uso da vírgula com respiração nasceu dessa função que ela desempenha, mas não há que se confundir entoação verbal com respiração, certo?)
- Enfatizar e/ou separar expressões e orações;
- Esclarecer o sentido da frase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por estar colaborando com a melhoria do blog!
Temos algumas regras em relação aos comentários:
- Não use palavrões;
- Na hora de criticar, seja educado;
- Os comentários que por sinal, são ofensivos, serão excluídos.
Você pode usar os emoticons (ou carinhas), basta apenas digitar o código. Por exemplo, se você quer colocar a carinha de felicidade, digite o :a
Obrigada,
Equipe Muçarela.